Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de outubro de 2012


QUEIMADURAS

São problemas que vez ou outra acontece com algum de nós, é por isso que é sempre importante saber algumas dicas!

Queimaduras são lesões leves provocadas pelo calor, seja sob forma de raios solares, chamas de fogo, líquidos ou vapores ferventes, metais aquecidos ou substâncias cáusticas.

Divide-se as queimaduras em 3 graus!
Queimadura de 1º Grau a pele fica bastante avermelhada; 2º grau há formação de bolhas e a de 3º grau há destruição significativa dos tecidos atingidos.

Todavia a gravidade de uma queimadura é proporcional a sua extensão, exceto quando as regiões atingidas são muito delicadas, como o rosto e a região genital, quando, então, as condições são mais graves.

Em casos de queimaduras o que se deve fazer:

Nos casos graves, evitar a contaminação da parte exposta, tomando precaução de não levantar pó e não tocar diretamente na área queimada;
Procure tirar roupas eventualmente grudadas nas partes queimadas. Cubra a região afetada com um pano limpo. Não desinfete, nem faça curativo de nenhum tipo, muito menos utilize a auto - medicação;

Se o paciente estiver consciente ofereça a cada 15 minutos meio copo de água para beber;
Um dos maiores problemas e preocupações é a perda de líquidos em uma queimadura, o que pode levar a vitima a um estado de choque.

Nos casos de queimaduras leves, coloque a parte queimada imersa em água fria por aproximadamente 10 minutos (Obs. Não colocar no gelo). Aproveite e remova anéis, relógio e ouros objetos da parte afetada, pois o tecido irá inchar, e cubra com gaze a parte queimada.

Não faça nenhum tipo de curativo na parte afetada e nem procure furar as bolhinhas que eventualmente se formem, pois elas a protegem de infecções. Fixe a gaze com esparadrapo, tomando cuidado para que o esparadrapo não toque a queimadura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário